BR - Transpetro
img_imprensa

Conselho de Administração da Transpetro tem novos membros e novos comitês

  

Composições marcam fortalecimento da governança corporativa da companhia


Dois marcos para a governança da Transpetro ocorreram recentemente: a nomeação de novos membros para o Conselho de Administração e a criação de novos comitês de assessoramento vinculados ao colegiado.

Com a nova composição, o Conselho de Administração da companhia passa a ser composto por oito membros, passando a contar com dois membros independentes, entre os oito eleitos.

Os novos conselheiros eleitos entre setembro e novembro são: Marco Antônio Mayer Foletto (membro independente), Guilherme José Macedo Pinheiro de Lima, Alfredo Rival Blanco, Rawflin Praia Bezerra (membro independente) e Edson Leonardo Daléscio Sá Teles (representante do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão). Eles se juntam aos conselheiros Hugo Repsold Junior, Fabiana Graças Silva dos Anjos (representante dos empregados) e ao presidente do conselho, Jorge Celestino Ramos, que já integravam o colegiado.

Comitê de Auditoria Estatutário

Com a nova composição do Conselho de Administração concluída, a Transpetro instituiu, no dia 13 de novembro, o seu Comitê de Auditoria Estatutário (CAE), composto por três membros: Marco Antônio Mayer Foletto (conselheiro de Administração e presidente do comitê), Edson Soares Ferreira e Gerson Luiz Gonçalves. O novo comitê passa a absorver e ampliar o papel até então desempenhado pelo Comitê de Auditoria não-estatutário (Coaud), criado em dezembro de 2015.

Com atribuições previstas em lei e no Regimento Interno, o CAE está diretamente vinculado ao Conselho de Administração e é responsável por apoiar o colegiado na fiscalização sobre a qualidade das demonstrações contáveis, a efetividade dos sistemas de controle interno, a gestão de risco, as atividades da auditoria interna e da auditoria independente, e outros temas correlatos.

Comitê Estratégico e Financeiro

Além do CAE, a Transpetro passou a contar, a partir de 26 de novembro, com a atuação do Comitê Estratégico e Financeiro (Coestfin), também vinculado ao Conselho de Administração, e composto por três membros: Guilherme José Macedo Pinheiro de Lima (conselheiro de Administração e presidente do comitê), Cláudio Rogério Linassi Mastella e Carlos Henrique Vieira Cândido da Silva.

O Coestfin é responsável por assessorar o Conselho de Administração nas funções de orientação e direção superior da companhia, mediante a análise e o acompanhamento do plano estratégico e do plano de negócios, a identificação e análise de oportunidades de negócio e a discussão de assuntos de natureza financeira submetidos ao conselho.

Clique aqui para conhecer melhor todos os membros do Conselho de Administração da Transpetro e dos comitês, assim como o regimento de cada colegiado.

 

    Contador de páginas