BR - Transpetro
ID_imprensa

Maior terminal aquaviário do Nordeste completa 58 anos de operação

Temadre - dentroTerceira maior unidade aquaviária operada pela Transpetro no Brasil em capacidade de armazenamento (660 mil m³) e maior do Nordeste, o Terminal de Madre de Deus (Temadre), na Bahia, completa 58 anos em setembro.

Este foi o primeiro terminal aquaviário do Sistema Petrobras a entrar em operação e, atualmente, é o principal ponto de escoamento da produção da Refinaria de Mataripe (RLAM), cujos derivados abastecem as regiões Norte e Nordeste do País. As operações diárias de descarga de navios de petróleo no local correspondem, hoje, a 13% da produção nacional.

O terminal, que emprega aproximadamente 500 pessoas, segue em franca expansão, comprovando sua importância para o Sistema Petrobras. De 2003 até 2013, houve um acréscimo superior a 50%  no volume de produtos movimentados: de 16,937 milhões de m³ para 25,654 milhões de m³ registrados no ano passado.

No mesmo período, o Temadre teve um acréscimo de 28% no total de operações de carga e descarga de embarcações. Em 2003, realizou 548 operações (média de 45 por mês), enquanto em 2013 esse número aumentou para 700 (58/mês). Apenas em julho de 2014, foram movimentados 1.347.876 m³ (recorde dos últimos cinco anos), o que representa uma movimentação de cerca de 43 mil m³/dia, correspondendo a 86% do petróleo processado na RLAM.

O Temadre desenvolve atividades de armazenamento e transferência de petróleo e derivados, compreendendo as seguintes operações: carregamento e descarregamento de navios-tanques e caminhões-tanques; abastecimento de combustíveis para navios; transferência de petróleo e derivados por meio de dutos; armazenamento de derivados de petróleo e recebimento de derivados da RLAM.

    Contador de páginas