BR - Transpetro
img_imprensa

Ocorrência em Magé (RJ)

A Transpetro informa que, em conjunto com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea/RJ), encerrou a fase emergencial das ações de contingência na área atingida pelo vazamento provocado pelo furto de petróleo em oleoduto em Magé (RJ), no sábado (8). Ainda assim, técnicos da companhia permanecerão no local para o monitoramento do solo, do mangue e da fauna, e substituição das barreiras de absorção no rio Estrela. A área que abrange a Baía de Guanabara, a praia e a foz do rio estão isentas de óleo proveniente do vazamento.

Uma unidade de atendimento à fauna permanece instalada na região, com atuação de veterinário e especialistas em meio ambiente. Desde o início da emergência, a companhia mobilizou mais de 400 profissionais, 24.600 metros de barreiras, embarcações de apoio, aeronave, drones, caminhões, retroescavadeira, dentre outros recursos.

A companhia está em articulação com as associações locais de pescadores e catadores de caranguejo, por meio de seus representantes legais, para analisar as consequências desse furto de combustível.

Todo o trabalho realizado está sendo acompanhado por representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea/RJ), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Marinha, além de contar com apoio de órgãos de segurança.

A Transpetro vem viabilizando todos os esforços para mitigar os impactos para o meio ambiente e para a população e reitera que é vítima de ações criminosas de furto de óleo e derivados. A maior preocupação da companhia é com a segurança das pessoas e do meio ambiente, pois intervenções criminosas nos dutos podem trazer riscos como vazamentos, incêndios e explosões.

A colaboração e o engajamento dos moradores vizinhos aos dutos é muito importante para minimizar o perigo que todos correm com estes atos criminosos. Eles podem entrar em contato com a companhia por meio do telefone 168 caso identifiquem qualquer movimentação suspeita na faixa de dutos e em terrenos próximos. A ligação é grátis e o telefone funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Petrobras Transporte S.A. - Transpetro
Assessoria de Imprensa
Av. Presidente Vargas, 328, Centro
Rio de Janeiro, RJ – Brasil - CEP: 20.091-060
Tels: 55-21-3211-7204 / 7600
imprensa.transpetro@petrobras.com.br

    Contador de páginas