BR - Transpetro
img_imprensa

Transpetro comemora dois anos de operação do navio Sérgio Buarque de Holanda

07/08/2014

Sergio Buarque - dentroUma das sete embarcações do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef) já em operação, o navio Sérgio Buarque de Holanda completou dois anos de atividades. Com 183 metros de comprimento e capacidade para o transporte de 56 milhões de litros de combustíveis, foi a terceira embarcação entregue pelo Promef, em julho de 2012.

O petroleiro integra o primeiro lote de encomendas já entregues à Companhia, que inclui os navios Celso Furtado (novembro/2011), Rômulo Almeida (janeiro/2013) e José Alencar (janeiro/2014). O navio foi o primeiro do Promef a realizar uma viagem internacional. Em fevereiro de 2013, partiu rumo à ilha de St. Eustatius, no Caribe, onde foi carregado com 300 mil barris de óleo diesel, retornando ao Brasil para descarregar no Terminal de São Luís (MA).

A embarcação homenageia o escritor Sérgio Buarque de Holanda, autor, entre outros, do livro Raízes do Brasil, uma das obras mais importantes sobre a formação da sociedade brasileira. Morreu em 1982, aos 79 anos, deixando sete filhos: Sérgio, Álvaro, Maria do Carmo, Ana, Cristina, Miúcha e Chico.

O Promef impulsionou a reconstrução da indústria naval brasileira após uma crise de décadas, com investimento de R$ 11,2 bilhões na encomenda de 49 navios e 20 comboios hidroviários. O Brasil tem, atualmente, a terceira maior carteira mundial de encomendas de petroleiros e a quarta maior de navios em geral. A indústria naval, que chegou a ter menos de dois mil operários na virada do século, hoje emprega 78 mil pessoas, segundo dados do Sinaval.

Das 49 embarcações encomendadas pela Transpetro aos estaleiros brasileiros, por meio do Promef, sete já estão em operação: os navios de produtos Celso Furtado, Sérgio Buarque de Holanda, Rômulo Almeida e José Alencar, e os suezmax João Cândido, Zumbi dos Palmares e Dragão do Mar. Outros 14 navios estão em construção em estaleiros brasileiros.

    Contador de páginas