BR - Transpetro
img_imprensa

Transpetro recebe o Prêmio Top Socioambiental 2014 com o projeto Re-refinar para Preservar

05/06/2014

Re-refinar - dentroCom o projeto Re-refinar para Preservar, realizado na cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, a Transpetro recebeu o Prêmio Top Sociambiental 2014, concedido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB-PE). O prêmio contempla projetos de responsabilidade social corporativa e ações ligadas a meio ambiente, nos cenários regional e nacional, desenvolvidos para o público interno ou para a comunidade.

O projeto Re-refinar para Preservar foi implantado no início de 2014 em comunidades de pescadores tradicionais próximas ao Terminal Aquaviário Almirante Barroso (Tebar), operado pela Companhia em São Sebastião. O objetivo é evitar o descarte inadequado do óleo lubrificante usado em embarcações, ajudando a manter a qualidade do ecossistema de água salgada.

O óleo lubrificante é recolhido em um galpão, instalado na Colônia Z-14 “Almirante Tamandaré”, e partir do processo industrial de re-refino. O resíduo é transformado em óleo básico e, novamente, em matéria-prima, eliminando riscos ao meio ambiente.

A iniciativa contempla 60 embarcações da Colônia de pescadores Z-14. Elas foram equipadas com bombas de sucção, para a coleta da sobra. Mensalmente, são recolhidos cerca de 600 litros de óleo lubrificante, somando anualmente 7.200 litros. O recurso arrecadado com a venda do resíduo é revertido para o próprio projeto, com a compra dos filtros e em ações de incentivo e subsídio à participação dos pescadores.

    Contador de páginas