BR - Transpetro
ID_Transpetro

Reconhecimento

A atuação da Transpetro tem sido motivo de orgulho. E o reconhecimento da sociedade se traduz em muitos prêmios conquistados no Brasil e no Exterior. Nos últimos anos, a companhia cresceu, adotou novas tecnologias e se modernizou. Aumentou, como nunca havia ocorrido antes, os padrões de qualidade e de segurança na operação. Para a Transpetro, modernidade virou sinônimo de competitividade e de capacidade de alçar voos cada vez mais altos. Esse esforço, resultado de um planejamento criterioso que contempla os mais altos interesses do País, foi reconhecido sob a forma de importantes prêmios.

Em 2016:

Prêmio Maiores e Melhores 2016 – Promovida pela revista Exame, a premiação elegeu a Transpetro como a terceira maior empresa do segmento de transporte em 2015 na classificação por vendas líquidas. A empresa se destacou também como a quarta melhor em sua área de atuação no período e a primeira entre as estatais. Também alcançou o segundo lugar em seu segmento no que se refere à liderança de mercado e o terceiro, em relação à liquidez corrente. Para a definição dos resultados, foram analisados os balanços de 3 mil corporações e 80 mil indicadores financeiros.

Empresa Amiga da Criança
- A Fundação Abrinq reconheceu a Transpetro, pelo sexto ano consecutivo, como “Empresa Amiga da Criança”. Com o objetivo de promover ações sociais em benefício da defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, algumas iniciativas da companhia tiveram destaque. Campanhas de voluntariado como a "Ação de Natal Solidário", projetos como o “Cinema Petrobras em Movimento”, que promoveu 154 sessões grátis em escolas da rede pública em todas as regiões do país, o "Programa da Criança" que realizou atividades extracurriculares educacionais, sociais e culturais em comunidades de baixa renda e o “Transpetro nas Escolas”, com espetáculos nas cidades de São Sebastião (SP) e Paranaguá (PR), ajudaram a empresa a consolidar o trabalho de desenvolvimento da infância.

Em 2015:

Maiores e Melhores de Transporte - A Transpetro recebeu, pela 11ª vez, o prêmio de Maior e Melhor do Setor de Transporte Marítimo e Fluvial, concedido pela revista Transporte Moderno. No ranking promovido pela publicação, a companhia atingiu a nota máxima em quatro dos nove critérios avaliados: receita operacional líquida, patrimônio líquido, lucro líquido e liquidez corrente. No total, 1.384 empresas, de 41 segmentos ligados ao transporte, foram avaliadas.

Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça
- A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal, concedeu à Transpetro pela 3º vez, de forma consecutiva, o Selo do Programa Pró Equidade de Gênero e Raça. A certificação reconhece empresas públicas e privadas que desenvolvem práticas para a efetiva promoção da igualdade de direitos aos integrantes da sua força de trabalho. Entre as inúmeras ações realizadas pela companhia, destaque para a criação da Cartilha de Combate ao Assédio Moral e Sexual, em inglês e espanhol, distribuída aos tripulantes estrangeiros de navios que chegam aos terminais da empresa.

Prêmio Estadão Empresas Mais
- A Transpetro conquistou o segundo lugar na categoria transporte e logística da primeira edição do ranking Estadão Empresas Mais, do jornal O Estado de São Paulo. O prêmio destaca o desempenho das três melhores empresas do Brasil em 22 categorias. São levados em consideração para a escolha dos primeiros colocados o porte e os resultados operacionais das empresas nos últimos quatro anos.

Empresa Amiga da Criança
- A Transpetro recebeu, pelo quinto ano consecutivo, o Selo da Fundação Abrinq como “Empresa Amiga da Criança”. O prêmio reconhece organizações que realizam ações sociais para promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Projetos como a campanha anual de combate à violência contra crianças e adolescentes; o Cine BR, que têm sessões específicas para o público infanto-juvenil; o Programa da Criança, em Angra dos Reis (RJ); o projeto ecológico Cinturão Verde, em São Francisco do Sul (SC); o Teatro nas Escolas, em São Sebastião (SP); e o Projeto de Inclusão Digital, desenvolvido nas escolas públicas da Ilha dos Búzios (Ilhabela/SP) e Norte Capixaba (São Mateus/ES), contribuíram para a Transpetro manter o selo.

Em 2014:

Certificado Empresa Cidadã – O Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRC-RJ) conferiu à Transpetro o Certificado de Empresa Cidadã. Além das contribuições para a sociedade e para o meio ambiente, o balanço da Transpetro avalia investimentos como alimentação, previdência privada, saúde, educação, cultura, capacitação e desenvolvimento profissional de sua força de trabalho. O Certificado Empresa Cidadã foi criado com o objetivo de valorizar e incentivar a participação dos profissionais de contabilidade na publicação das ações socioambientais das empresas brasileiras.
 
Melhores e Maiores de Transporte – Realizada pela revista Transporte Moderno, a premiação elegeu a Transpetro como Maior Operadora de Transporte Marítimo e Fluvial, na categoria receita operacional líquida. O ranking Maiores e Melhores de Transporte 2014 avaliou balanços de 1048 empresas de 22 diferentes categorias de transporte. Nove quesitos definem a classificação das empresas: receita operacional líquida, patrimônio líquido, lucro líquido, liquidez corrente, endividamento geral, rentabilidade da receita, rentabilidade do patrimônio líquido, produtividade de capital e crescimento de receita.

Prêmio ADVB/SC - A Transpetro foi reconhecida na categoria Preservação Ambiental, pelo Projeto Cinturão Verde do Terminal de São Francisco do Sul (SC).  O prêmio foi entregue pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), de Santa Catarina.

As Melhores da Dinheiro 2014 -
Realizado pela Revista Istoé Dinheiro, o prêmio elegeu a Transpetro como a melhor empresa do setor de transporte do País. O ranking avalia as organizações sob os aspectos financeiro, responsabilidade social, sustentabilidade e meio ambiente, inovação e qualidade e governança corporativa, em uma ampla análise a respeito do desempenho das empresas e da economia do Brasil.

Empresa Amiga da Criança – Em 2014, a Fundação Abrinq reconheceu, mais uma vez, a Transpetro como uma Empresa Amiga da Criança, confirmando a importância das ações desenvolvidas pela Companhia em favor da infância e da adolescência. O Programa mobiliza e reconhece organizações que realizam ações sociais para a promoção e a defesa dos direitos de pessoas nessas faixas etárias.

Declaração de Compromisso Corporativo no Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes – Demonstrando seu compromisso com a sociedade e com o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua, a Transpetro aderiu à Declaração de Compromisso Corporativo no Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Assim, a Companhia se compromete a ampliar a pauta de responsabilidade social empresarial, por meio da realização de ações para sensibilizar seus empregados e cadeias produtivas na divulgação de canais denúncia, como o disque 100, e outros temas relativos aos direitos das crianças e adolescentes. Além disso, a Transpetro se compromete a manter cláusulas contratuais que rejeitem qualquer forma de exploração sexual, além de garantir o acompanhamento destes compromissos firmados.

Prêmio ADVB/PE Top de Marketing - O projeto premiado “Re-refinar para preservar”, apoiado pela Transpetro, é desenvolvido com pescadores de São Sebastião. Busca evitar o risco de descarte acidental do óleo queimado no mar, ajudando a manter a qualidade da água e do pescado. A partir do processo industrial de re-refino, a sobra é transformada em óleo básico e, novamente, em matéria-prima, eliminando riscos ao meio ambiente e gerando renda. O prêmio, concedido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB-PE), contempla projetos de responsabilidade Social Corporativa e ações de respeito ao meio ambiente, no cenário regional e nacional, desenvolvidos para o público interno ou para comunidade. 

Em 2013:

Certificado Empresa Cidadã – O Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRC-RJ) conferiu à Transpetro o Certificado de Empresa Cidadã pelo quarto ano consecutivo. O prêmio tem o objetivo de incentivar a elevação da qualidade das informações contábeis e socioambientais publicadas nos relatórios anuais. No total, 61 empresas foram certificadas, observando critérios como auditorias, transparência e divulgação de investimentos realizados no âmbito social e ambiental.

As melhores da Dinheiro - A Transpetro foi eleita, pelo terceiro ano consecutivo, a melhor empresa de transportes do País pela revista Istoé Dinheiro. O título reforça a importância da contribuição da Companhia em uma área fundamental para o crescimento do Brasil. A edição especial As melhores da Dinheiro traz um ranking das companhias que foram destaque na gestão financeira, socioambiental, de inovação, de recursos humanos e de governança corporativa.

Melhores e Maiores de Transporte -  A Companhia foi premiada como maior e melhor operadora de transporte marítimo e fluvial. Os dois importantes prêmios concedidos à Transpetro foram o de maior operadora de transporte em receita operacional líquida e o de melhor operadora de transporte, na categoria Transporte Marítimo e Fluvial. A premiação é oferecida pela revista Transporte Moderno, responsável pelo ranking Maiores do Transporte e Melhores do Transporte.

Prêmio Naval de Qualidade e Sustentabilidade (PNQS) - A Transpetro foi homenageada na terceira edição do Prêmio, pela sua contribuição à indústria naval do País. O prêmio é Uma iniciativa da Fundação Cultural ARO em conjunto com o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore.
 

 

Em 2012:

Certificado Empresa Cidadã – O Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRC-RJ) conferiu à Transpetro o Certificado de Empresa Cidadã. Além das contribuições para a sociedade e para o meio ambiente, o balanço da Transpetro avalia investimentos como alimentação, previdência privada, saúde, educação, cultura, capacitação e desenvolvimento profissional de sua força de trabalho. O Certificado Empresa Cidadã foi criado, em 2003, com o objetivo de valorizar e incentivar a participação dos profissionais de contabilidade na publicação das ações socioambientais das empresas brasileiras.

Melhores_Brasil_2012As melhores da Dinheiro - A Transpetro foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, a melhor empresa de transportes do País pela revista Istoé Dinheiro.

Melhores do Brasil 2012 – Em junho, a Transpetro alcançou o primeiro lugar na categoria Serviços de Transporte e Logística do prêmio Melhores do Brasil 2012. Organizada pela Empresa Jornalística Econômico S.A. (EJESA), a premiação deu origem a um anuário que reúne informações a respeito das empresas que mais se destacaram no último ano, em 21 categorias distintas.

Troféu Fator Brasil Premium – Oferecido pela primeira vez em comemoração aos dez anos da Revista Fator, o troféu teve como objetivo homenagear 45 empresas e entidades que contribuíram para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Em 2011:

Melhores e Maiores de Transporte – Realizada pela revista Transporte Moderno, a premiação elegeu a Transpetro como maior operadora de transporte em receita operacional líquida e melhor operadora de transporte, na categoria Transporte Marítimo e Fluvial. O ranking Maiores e Melhores de Transporte 2011 avaliou balanços de 1048 empresas de 22 diferentes categorias de transporte.

Certificado Empresa Cidadã – O Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRC-RJ) conferiu à Transpetro o Certificado de Empresa Cidadã. Além das contribuições para a sociedade e para o meio ambiente, o balanço da Transpetro avalia investimentos como alimentação, previdência privada, saúde, educação, cultura, capacitação e desenvolvimento profissional de sua força de trabalho.

As Melhores da Dinheiro 2010 - Realizado pela Revista Istoé Dinheiro, o prêmio elegeu a Transpetro como a melhor do setor de transporte do País, entre as 500 maiores empresas brasileiras. As Melhores da Dinheiro é apontado como o mais reconhecido e completo levantamento sobre as práticas gerenciais de companhias brasileiras.

Prêmio Top Social da ADVB - Com o Programa Aprendiz Transpetro (PAT), a Companhia recebeu o reconhecimento da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. O PAT é um programa de educação pelo trabalho e atende a jovens moradores de comunidades carentes vizinhas às instalações da empresa. O objetivo é contribuir para a redução do número de jovens que abandonam os estudos para trabalhar, em função da necessidade de complementar a renda familiar.

Prêmio Responsabilidade Social Bacia de Campos – Com o projeto Formando Cidadãos, realizado em parceria com o Sesi-Macaé, a Transpetro conquistou o 2° lugar na categoria Grandes Empresas. Organizado pela Revista Socioambiental, o prêmio tem o objetivo de reconhecer iniciativas inovadoras de empresas, pessoas e instituições que realizem trabalhos voltados para a sustentabilidade e desenvolvimento humano. O Formando Cidadãos oferece aos trabalhadores do Terminal de Cabiúnas (Tecab), que não tiveram acesso à educação formal, a oportunidade de voltar a estudar.

Em 2010:

marketing_sustentab2010Prêmio Marketing Best Sustentabilidade –  Pretende estimular, reconhecer e difundir os exemplos de ações empresariais sustentáveis. É organizado pela Editora Referência, responsável pelas publicações Revista Marketing, Revista Propaganda e Jornal Propmark. Na edição de 2010, premiou dois projetos da Transpetro: Escola Cieds - Barueri em Foco, que desenvolve programas de formação em gestão de empreendimentos econômicos com jovens em situação de vulnerabilidade social e Levando a Vida na Flauta, que promove a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de risco social em Macaé (RJ), por meio da criação de uma orquestra de flautas.

Prêmio Top Marketing ADVB RJ 2010 A Transpetro recebeu da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADBV-RJ) o prêmio Top Marketing pelo case "Posse da primeira comandante da Marinha Mercante do Brasil", que englobou todas as ações de comunicação realizadas para divulgação interna e externa da nomeação de Hildelene Lobato Bahia.

Prêmio Maiores & Melhores do Transporte e Logística - A Companhia foi mais uma vez eleita a melhor operadora de transporte marítimo e fluvial pelas revistas Transporte Moderno e Technibus, da OTM Editora. A escolha dos vencedores é realizada por meio de avaliação contábil, quando é estabelecido um ranking entre as dez maiores empresas em receita operacional líquida.

Em 2009:

Prêmio Visão da Agroindústria Brasil – Pela segunda vez consecutiva, a Transpetro é reconhecida Empresa Destaque no Transporte de Álcool. A premiação, realizada pelo Grupo Visão por meio da Revista Visão da Agroindústria, é um reconhecimento e uma homenagem às empresas e personalidades do agronegócio com destaque no último ano em todo o País.

maiores_melhores_2009Maiores e Melhores do Transporte e Logística – Um reconhecimento público como a melhor empresa na modalidade Marítimo e Fluvial. Em sua 22ª edição, a premiação instituída pelas revistas Transporte Moderno, Technibus e Global tomou como base as demonstrações financeiras, em 31 de dezembro de 2008, de 752 das mais representativas empresas do setor de transportes.

Empresa Cidadã A Transpetro integra o time das 15 empresas agraciadas em 2009 pela filial catarinense da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB). A Companhia se destacou na categoria Preservação Ambiental, com o case “Práticas pedagógicas de educação ambiental aliadas à conservação e à preservação do meio ambiente por meio da Trilha Ecológica Sensitiva: a Mata Atlântica como você nunca viu”.

Top Socioambiental ADVB 2009 – Pela importância de suas ações e pelos resultados conquistados, dois projetos apoiados pela Transpetro – Programa Transpetro de Formação de Leitores e a campanha Não Solte Balões – foram premiados pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) de Minas Gerais.

Destaque em Transparência A Transpetro foi eleita Destaque em Transparência, na terceira edição do prêmio 100 Melhores Empresas em Indicador de Desenvolvimento Humano Organizacional (IDHO). Promovido pela Revista Gestão & RH, são avaliadas as organizações industriais, comerciais e de prestação de serviços nos quesitos Capital Humano, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Transparência e Cidadania Corporativa.

top_marketing_2009Top de Marketing A Transpetro recebeu da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB-RJ) o prêmio Top de Marketing por quatro projetos desenvolvidos com seus empregados: Festa Junina, Pratique Segurança, Programa de Ambientação de Novos Empregados e Coral Transpetro. Entregue em janeiro, o prêmio tem como objetivo valorizar o profissional e as organizações que mais se destacam em inovação e eficiência.

Empresa Amiga da Criança – Criado em 1995, o programa mobiliza empresas para uma atuação social em benefício de crianças e de adolescentes no Brasil. Incentiva o investimento social privado em ações para a infância e adolescência e apoia as empresas na qualificação de suas ações, para que estejam em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Em 2008:

Melhores e Maiores Tradicional balizador do desempenho das empresas brasileiras, o anuário da Revista Exame, do Grupo Abril, lançou publicação na qual as maiores organizações do País são analisadas em diferentes setores. Entre as 50 maiores estatais, por exemplo, a Transpetro conquistou o 13° posto por seu desempenho financeiro em 2007, além do 30° lugar no quesito Serviços. Nos indicadores referentes ao Estado do Rio de Janeiro, a Transpetro é a segunda em Investimento no Imobilizado. E obteve o quarto lugar em Liquidez Corrente entre as dez maiores do Estado.

Troféu Lobo do Mar A Transpetro recebeu o troféu como empresa destaque na categoria Mérito Naval. A condecoração foi entregue durante o Fórum de Desenvolvimento Navegar 2008 - Multimodalismo: O Grande Desafio, realizado no mês de agosto, em Porto Alegre (RS).

Atitude Sustentável – Promovido pela Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Caerj), a Transpetro recebeu o Troféu Atitude Sustentável por seus projetos Meros do Brasil, desenvolvido em São Francisco do Sul (SC) e Programa Formando Cidadãos – Educação para Jovens e Adultos, realizado no Terminal de Cabiúnas (RJ). A Companhia também ganhou premiação de matéria jornalística com a reportagem Horta Escola Brota no Sertão Nordestino, veiculada na Revista Transpetro de janeiro/fevereiro de 2008, escrita pela jornalista Dil Mota.

Empresa_cidada_2008 Certificado de Empresa Cidadã - O Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRC-RJ) conferiu à Transpetro o Certificado Empresa Cidadã. São certificadas as empresas e os contadores responsáveis pelos Balanços Sociais que, no conjunto das informações apresentadas, preencham as condições definidas pelo regulamento instituído pelo CRC-RJ.

Maiores e Melhores do Transporte e Logística O prêmio conquistado pela Transpetro foi o de Melhor Empresa no setor Marítimo e Fluvial, na categoria Melhores Operadores de Transporte, entregue em São Paulo em novembro. Foram levados em consideração os balanços patrimoniais de 850 empresas do segmento de transporte.

Visão da Agroindústria Nacional - O prêmio, entregue em Ribeirão Preto (SP) em novembro, foi concedido aos destaques do setor industrial no transporte de álcool. Os novos empreendimentos realizados pela Transpetro na área de etanol reafirmam o compromisso da Companhia em atuar com excelência na logística de transporte de energia.

Top Social Concedido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), no Rio de Janeiro. A Transpetro foi vencedora com dois projetos: Horta Escolar, criado para alunos de escolas municipais do interior da Paraíba, e Transpetro Conhecer, de Responsabilidade Socioambiental desenvolvido nas faixas de dutos e terminais da Transpetro. Seu objetivo é inserir questões de meio ambiente, saúde e segurança relacionadas à malha de dutos nos currículos das escolas públicas, ressaltando sua interface com o cotidiano.

Em 2007:

Empresa mais admirada do Brasil na categoria logística   Concedido pela Revista Carta Capital, é resultado da pesquisa realizada pelo instituto TNS Interscience com 1.276 executivos, que escolheram as empresas mais admiradas do mercado. Ética, responsabilidade social e solidez financeira foram alguns dos fatores chave que garantiram o primeiro lugar para a Transpetro.

Melhor empresa do País no setor de Transporte e Logística Premiação conferida pelo Anuário 1000, do Jornal Valor Econômico, com base em critérios técnicos de desempenho, como crescimento sustentável, receita líquida e rentabilidade.

Top_social_2007Top Social Outorgado pela Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) ao projeto Cadê Você, uma parceria do voluntariado da Transpetro com a Associação São Martinho (RJ) – instituição que atende crianças e adolescentes em situação de risco.

Inteligência Social Reconhecimento a empresas que praticam a responsabilidade social no País, entregue em Recife (PE). A Transpetro foi destaque na categoria Cidadania, com o Projeto Brigada Mirim Ecológica, desenvolvido pelo Terminal Aquaviário de Angra dos Reis (RJ).

Em 2006:

International Environmental & Social Responsibility e Global Pipeline Award Prêmios concedidos pela International Pipeline Conference & Exhibition, no Canadá, ao projeto Agricultura Familiar em Faixas de Dutos e ao Programa de Integridade de Dutos.

Top Social Conferido pela Associação de Dirigentes de Venda e Marketing do Brasil (ADVB-RJ), pela contribuição da Transpetro para o desenvolvimento do País e por valorizar o exercício da cidadania, zelando pelo meio ambiente. Foram destacados os projetos Meros do Brasil, Hortas Comunitárias e o Programa de Intercâmbio Comunitário (PIC).

Melhor Empresa de Transporte Marítimo e Fluvial Prêmio concedido pela revista Maiores & Melhores do Transporte & Logística 2006, entre as 607 mais representativas empresas do setor, em São Paulo (SP).

Em 2005:

Melhor empresa do País no setor de Transporte e Logística  Premiação conferida pelo Anuário 1000, do Jornal Valor Econômico, com base em critérios técnicos de desempenho, como crescimento sustentável, margem da atividade, receita líquida, rentabilidade e liquidez corrente.

    Contador de páginas