BR - Transpetro
ID_RS

Investimento Social e Ambiental

Consciente do seu papel na sociedade, a Transpetro se mantém firme no compromisso com o desenvolvimento sustentável. Este compromisso é concretizado pelo apoio a projetos implantados em diferentes pontos do Brasil, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, promover a equidade de gênero e raça, a inclusão social, a geração de trabalho e renda, além de valorizar as iniciativas de proteção ao meio ambiente.

Botos da Barra

A barra do rio Tramandaí, localizada na divisa entre os municípios de Imbé e Tramandaí, é cenário de uma relação singular entre pescadores artesanais locais e golfinhos nariz-de-garrafa, a pesca cooperativa. A ocupação desordenada da região, a desvalorização do pescador artesanal e os impactos causados pelo turismo no litoral norte estão colocando em risco essa relação única.

O Projeto Botos da Barra tem por objetivos principais a identificação dos grupos sociais envolvidos no uso do local, a divulgação do conhecimento científico e a capacitação desses grupos, o fortalecimento da pesca cooperativa e do pescador artesanal e o monitoramento da população de golfinhos da barra do rio Tramandaí.

Localidade: Rio Grande do Sul
Proponente: Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Criado em: 2015
Público: Comunidades tradicionais, crianças e adolescentes
Terminal/duto: Tedut
Abrangência: Osório (RS)
 

cinturao_Verde_sul

Cinturão Verde do Terminal de São Francisco do Sul

Localizada ao lado do terminal, em uma faixa remanescente de Mata Atlântica, a área de 70 mil m² que compõe o Cinturão Verde foi adquirida em 2002 pela Transpetro. Para a recuperação dos espaços degradados, a Companhia realizou o plantio de cerca de quatro mil espécies nativas.

O Cinturão Verde do Terminal de São Francisco do Sul conta com um horto florestal, trilhas ecológicas, uma casa de recepção, uma biblioteca com publicações sobre educação ambiental e um museu de zoobotânica. O projeto mantém um programa direcionado aos alunos dos ensinos Fundamental e Médio com aulas sobre meio ambiente. O local possui, ainda, uma estufa para a produção de mudas destinadas ao Cinturão, à comunidade e aos visitantes.

Localidade: São Francisco do Sul (SC)
Proponente: Universidade Livre de Proteção à Biodiversidade/ UNIBIO
Criado em: 2002
Público: Alunos do Ensino Fundamental e Médio
Terminal/duto: Tefran
Abrangência: São Francisco do Sul (SC)

 

Projeto-Re-refinarProjeto Re-refinar para Preservar

O projeto Re-refinar para Preservar tem como objetivo a implantação de um programa de coleta e armazenamento do descarte do óleo lubrificante usado nas embarcações, visando ao rerrefino e reaproveitamento do mesmo. Trata-se de uma ação de educação e de responsabilidade ambientais, com impacto positivo na preservação dos recursos marítimos do Litoral Norte de São Paulo.
 
São Sebastião
Localidade: São Sebastião (SP)
Proponente: Colônia de Pescadores Z-14 “Almirante Tamandaré”
Criado em: novembro de 2013
Público: Colônia de pesca Z-14
Terminal/duto: Tebar
Abrangência: São Sebastião (SP)

Caraguatatuba
Localidade: Entorno da Ilhabela, Massaguaçu, Cocanha, Saco da Banana, Guaecá, Boissunga, Maresias, Bertioga, entorno de Ubatuba e Farol do Boi (Ilhabela)
Proponente: Associação de Pescadores Artesanais da Zona Sul de Caraguatatuba/ ASSOPAZCA
Criado em: 2015
Público: Pescadores da ASSOPAZCA
Terminal/duto: Tebar
Abrangência: Caraguatatuba (SP)
 

 

    Contador de páginas