Política de Segurança, Meio Ambiente e Saúde
A força de trabalho da Transpetro, empenhada no cuidado com a vida e o meio ambiente e na adoção de comportamento ético e seguro, no desenvolvimento das atividades de transporte e armazenamento de petróleo, derivados, gás natural (inclusive GNL), petroquímicos e renováveis, nos modais dutoviário, marítimo, hidroviário e rodoviário e em operações offshore, se compromete a:
- - Reduzir os riscos à segurança e saúde das pessoas e fortalecer a segurança dos processos;
- - Cuidar uns dos outros no ambiente de trabalho e, na dúvida, parar e procurar ajuda;
- - Prevenir e minimizar impactos ambientais de projetos, processos e produtos;
- - Prevenir, monitorar e controlar os impactos de nossas atividades sobre as comunidades onde atuamos;
- - Considerar os requisitos de SMS e a mudança do clima nas decisões do negócio;
- - Fortalecer a cultura de SMS com foco na educação, capacitação e conscientização;
- - Comunicar de forma transparente as informações e o desempenho em SMS;
- - Buscar o alinhamento às boas práticas de SMS da indústria, em conformidade com a legislação, regulação, normas e padrões;
- - Prever e responder com prontidão às situações de emergência;
- - Requerer dos fornecedores e parceiros o respeito aos requisitos e recomendações de SMS;
- - Implementar continuamente a melhoria em SMS;
- - Garantir a qualidade na entrega dos produtos quanto a prazos, quantidades e especificações bem como competitividade de tarifas e fretes de forma a atender aos requisitos do mercado, visando à satisfação dos clientes e à obtenção de resultados econômico-financeiros.
Abaixo estão listadas as 15 Diretrizes Corporativas de SMS:
1. Liderança e Responsabilidade
Ao integrarmos segurança, meio ambiente e saúde à nossa estratégia empresarial, reafirmamos o compromisso de todos os nossos empregados e contratados com a busca de excelência nessas áreas.
2. Conformidade Legal
Nossas atividades devem estar em conformidade com a legislação vigente nas áreas de segurança, meio ambiente e saúde.
3. Avaliação e Gestão de Riscos
Riscos inerentes às nossas atividades devem ser identificados, avaliados e gerenciados de modo a evitar a ocorrência de acidentes e/ou assegurar a minimização de seus efeitos.
4. Novos Empreendimentos
Os novos empreendimentos devem estar em conformidade com a legislação e incorporar, em todo o seu ciclo de vida,as melhores práticas de segurança, meio ambiente e saúde.
5. Operação e Manutenção
Nossas operações devem ser executadas de acordo com procedimentos estabelecidos e utilizando instalações e equipamentos adequados, inspecionados e em condições de assegurar o atendimento às exigências de segurança, meio ambiente e saúde.
6. Gestão de Mudanças
Mudanças, temporárias ou permanentes, devem ser avaliadas visando a eliminação e/ou minimização de riscos decorrentes de sua implantação.
7. Aquisição de Bens e Serviços
O desempenho em segurança, meio ambiente e saúde de contratados, fornecedores e parceiros deve ser compatível com o do Sistema Petrobras.
8. Capacitação, Educação e Conscientização
Capacitação, educação e conscientização devem ser continuamente promovidas, de modo a reforçar o comprometimento da força de trabalho com o desempenho em segurança, meio ambiente e saúde.
9. Gestão de Informações
Informações e conhecimentos relacionados a segurança, meio ambiente e saúde devem ser precisos, atualizados e documentados, de modo a facilitar sua consulta e utilização.
10. Comunicação
As informações relativas a segurança, meio ambiente e saúde devem ser comunicadas com clareza, objetividade e rapidez, de modo a produzir os efeitos desejados.
11. Contingência
As situações de emergência devem estar previstas e ser enfrentadas com rapidez e eficácia visando à máxima redução de seus efeitos.
12. Relacionamento com a Comunidade
Devemos zelar pela segurança das comunidades onde atuamos, bem como mantê-las informadas sobre impactos e/ou riscos eventualmente decorrentes de nossas atividades.
13. Análise de Acidentes e Incidentes
Os acidentes e incidentes decorrentes das nossas atividades devem ser analisados, investigados e documentados, de modo a evitar sua repetição e/ou assegurar a minimização de seus efeitos.
14. Gestão de Produtos
Devemos zelar pelos aspectos de segurança, meio ambiente e saúde de nossos produtos desde sua origem até a destinação final, bem como nos empenharmos na constante redução dos impactos que eventualmente possamos causar.
15. Processo de Melhoria Contínua
A melhoria contínua do desempenho em segurança, meio ambiente e saúde deve ser promovida em todos os níveis, de modo a assegurar seu avanço nessas áreas.