BR - Transpetro
ID_tecnologia_seguranca

CTDUT

CTDUTO Centro de Tecnologia em Dutos (CTDUT) está estrategicamente instalado em Duque de Caxias (RJ), entre a Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), o Terminal de Campos Elíseos e o Pólo Gás Químico. O CTDUT se destina à pesquisa e ao desenvolvimento de novas competências no setor. Dotado de laboratórios em escala real, o Centro permite o fortalecimento e a competitividade da indústria brasileira especializada em bens e serviços no transporte dutoviário de gás, petróleo e derivados.

Primeira instituição de pesquisas em dutos compartilhada da América Latina, o CTDUT é resultado da soma de esforços com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), a Petrobras, a Transpetro e dezenas de empresas e instituições de pesquisa.

Inaugurado em 2006, o Centro ampliou a capacidade experimental do parque tecnológico brasileiro ao atender à demanda do setor de dutos por instalações aptas para a realização de demonstrações práticas, testes em escala real, qualificação técnica e estrutura tecnológica e laboratorial para pesquisa e desenvolvimento de inovações tecnológicas.

Atualmente, o CTDUT conta com cinco laboratórios em escala real: um duto de testes de 14”, um laboratório de Proteção Catódica e Revestimentos, um laboratório de Integridade Estrutural, uma estrutura especial para testes de PIGs em tubos de 6” à 16” de diâmetro e um oleoduto de Testes de 12”, recentemente inaugurado com duto de 2700m, terminal e instalações instrumentadas. Além dessa estrutura, em breve será instalado um laboratório de Metrologia em parceria com o INMETRO.

Páginas Relacionadas:

    Contador de páginas