Conselho de Administração

Conselho de Administração (CA)

Regimento interno do CA da Transpetro

 

Carlos Felipe Guimarães Lodi (Presidente)

 

Mestrado Stricto Sensu em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ e engenheiro Eletricista graduado pela UFRJ, além de pós-graduado em Economia Teórica e Aplicada (FGV-RJ), Administração e Marketing (COPPEAD/UFRJ) e Gestão (FDC). Atua no setor de petróleo e gás há mais de 34 anos, dos quais 30 anos em funções de gestão e liderança de equipes em diversas gerências da Petrobras nas áreas de Negócios de Abastecimento (Marketing e Comercialização, Logística e Corporativa) e da área de Estratégia Corporativa (Estudos de Mercados e Negócios e Análise de Empresas). Até fevereiro de 2019 foi gerente executivo de Integração de Negócios e Participações de Refino e Gás e Energia e atualmente está dedicado à coordenação de projetos especiais da Diretoria de Refino e Gás e Energia. Foi conselheiro de Administração das empresas Gaspetro SA, Liquigás SA, Petrobras Biocombustíveis SA - PBIO, DETEN SA e Logum SA. Possui experiência em docência, atuando por mais de 20 anos como professor de cursos de pós-graduação e especialização em administração e gestão (atualmente leciona no Instituto de Administração e Gestão da PUC-Rio).

 

Diógenes Dantas Filho (Conselheiro)

 

Gestor de Segurança. Doutor em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares. MBA Executivo. Pós-graduado em Política, Estratégia e Alta Administração Militar. Graduado em Ciências Militares. Grande experiência na administração e liderança de grupos de pessoas, no tratamento de risco de instalações sensíveis e de proteção de autoridades. Realizou operações exitosas na garantia da lei e da ordem, impedindo ações ilícitas com produtos controlados bem como recuperando armas roubadas que ensejaram projetos com conhecimentos adquiridos que foram materializados nos livros: Segurança Pessoal; Segurança e Planejamento; Insegurança Pública e Privada; Inteligência a seu Alcance; Desafios da Gestão Pública de Segurança; e na monografia Armas de Fogo e Produtos Controlados - Uma Política para o Exército. Experiência como consultor e assessor de Segurança e Inteligência na Transpetro, Petrobras e no Ministério Público Militar. Assessor do Exército Brasileiro.

 

Gilberto Souza Esmeraldo (Conselheiro)

 

Graduado em Ciências Navais pela Escola Naval, Aperfeiçoamento de Armamento para Oficiais, Comando e Estado Maior da Escola de Guerra Naval e Superior de Guerra Naval da Escola de Guerra Naval. Comandos exercidos: Primeiro Comandante de um Navio Patrulha Costeiro, construído no AMRJ (Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro), primeiro Comandante de um Navio Patrulha Fluvial, construído no Estaleiro Mac Laren, em Niterói (a importância de ser primeiro Comandante é a responsabilidade de acompanhar a construção do Navio no estaleiro, desde a batida da quilha até a sua conclusão, dando vida ao Navio, acompanhando a colocação dos motores, aparelhos eletrônicos e de comunicações, seus armamentos, em resumo, toda a logística inerente ao fato. Imediato e Comandante de Navio Tanque (Petroleiro) da Esquadra, responsável pelo abastecimento de toda a Esquadra em alto mar. Comandante dos Cursos de Oficiais e Praças da Marinha, incluindo o Corpo Feminino. Comandante da Capitania dos Portos do Estado do Maranhão, tendo implantado a Delegacia dos Portos da cidade de Imperatriz, sendo o primeiro Comandante da mesma. Condecorações: Ordem do Mérito Naval, Medalha Militar com passador de ouro, Medalha Mérito Tamandaré, Medalha do Mérito Marinheiro (exemplar dedicação em operações no mar), Medalha Mérito Santos Dumont (Aeronáutica) e Medalha do Governo do Estado do Maranhão. Outras atividades: Diretor de Marketing e Coordenador de Eventos e Seminários da APIMEC RIO (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais), Compositor dos Hinos da Esquadra e do Clube Naval. Compositor de músicas, exaltando a história de diversas empresas, inclusive, a Petrobras.

 

Guilherme José Macedo Pinheiro de Lima (Conselheiro)

 

Graduado em Engenharia de Sistemas e Engenharia Eletrônica ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde cursou de 1979 a 1984. Também é Bacharel em Administração de Empresas formado pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas Cândido Mendes onde cursou de 1979 a 1983. Antes da Universidade, realizou seu ensino médio e fundamental no Colégio Santo Inácio do Rio de Janeiro por 12 anos de1967 a 1978. Ingressou na Accenture diretamente da universidade em agosto de 1984, seguindo uma carreira exemplar por 32 anos onde se aposentou recentemente em fevereiro de 2016, desempenhando uma carreira completa desde Analista Júnior até o cargo máximo na empresa como Diretor Executivo Sênior. Ao longo desses 32 anos de carreira, realizou diversos cursos de especialização e formação profissional no Centro Internacional de Treinamento da Accenture em Chicago – Illinois. Mais recentemente, concluiu vários Mini MBA’s nas mais renomadas Escolas Internacionais de Administração e Negócios, dentre elas: Leadership Master Class na Universidade de Chicago Booth School of Business, março de 2011; Business Master Class na Escola de Negócios IMD, Lausanne na Suíça, em abril de 2012; Leadership Development Program da Accenture em Paris, em fevereiro de 2012, 2013 e 2014.

 

Aposentou-se recentemente como Senior Managing Director na prática Global de Energia da Accenture e foi o responsável pela prática na Indústria de Petróleo, Gás e Energia no Brasil nos últimos 15 anos. Com 32 anos de experiência diversificada, auxiliou grandes empresas na América Latina em uma ampla gama de Programas de Transformação de Negócios, incluindo Planejamentos Estratégicos, Planos de Negócios e Gestão, Desenho de Novos Processos de Negócios, Desenho e Implementação de Planos e Estratégias de Tecnologia, Implementação de Sistemas de Informação e Programas de Eficiência Operacional, Produtividade e Inovação. Possui uma particular experiência para implementar grandes e complexos Programas de Transformação de Negócios em Empresas, com foco em inovação e ganhos de produtividade, participando em todas suas fases, desde a arquitetura, passando pelo desenho até a sua completa implementação e posterior operação de novos processos. Como exemplo, de 1992 a 1995, viveu em Buenos Aires e liderou, como Sócio-Diretor responsável da Accenture, o Programa de Transformação da área Comercial e de Distribuição da YPF-Argentina durante o seu processo de privatização em 1993, atuando na preparação, na execução e no acompanhamento pós IPO da empresa.

 

De volta ao Brasil em 1995, também participou ativamente dos debates e do desenho do novo modelo para a abertura do setor de Petróleo e Gás no Brasil em 1996, contribuído diretamente para a implementação do novo marco regulatório com a quebra do monopólio do setor em 1998. Neste período e em paralelo, também conduziu projetos importantes no segmento de Distribuição de Petróleo na Shell Brasil no período de 1996 a 1997. Em 1999, conduziu importantes projetos estratégicos para a área de Abastecimento da Petrobras tais como o Plano Estratégico de e-Business e a elaboração de Cenários para a Desregulamentação do Downstream no Brasil contribuindo para a formulação do novo Plano Diretor de Abastecimento da Petrobras. Já em 2000, atuou como Sócio-Diretor responsável por um dos mais importantes Programas de Transformação para o Grupo Ipiranga, que foi o Planejamento, Desenho e a Implementação dos Serviços Compartilhados nas atividades de BackOffice envolvendo todas as sete empresas do Grupo, alavancando significativas reduções de custos e ganhos de produtividade. Em 2001, foi nomeado Sócio Diretor responsável da Accenture pelo cliente Petrobras, onde liderou diversos programas transformacionais durante os últimos 15 anos.

 

A Petrobras, sob sua liderança tornou-se um dos maiores clientes da Accenture no Brasil, sendo o primeiro Diamond da Accenture em todos os mercados emergentes globais. Dentre outros importantes projetos, pode-se destacar, por exemplo, a liderança na arquitetura, na concepção, no desenho, na construção e na implementação da Petronect, o Portal de Compras para todo grupo Petrobras, lançada em 2002 com modelos e processos inovadores e em operação até hoje com significativos ganhos de eficiência e produtividade. A Petronect é um excelente exemplo de transparência, eficiência e trabalho contínuo transformacional e capacidade para fornecer valor através de integração e operação de processos de aquisição de materiais e serviços. Atuou no Conselho de Administração da Petronect entre 2005 até 2016.

 

Fabiana Graças Silva dos Anjos (Conselheira representante dos empregados)

 

Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade Ruy Barbosa em Salvador/BA. Concluiu o curso de ensino médio em Técnica em Química pelo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (atual IFBA). Possui experiência como Técnica em Operação Pleno na Petrobras Transporte S/A – Transpetro desde 2003. Atuou como Analista Química Plena na empresa Acrinor Acrilonitrila do Nordeste de julho/2002 a janeiro/2003; e como Analista Química na empresa Politeno Indústria e Comércio S/A, no período de maio/2000 a julho/2002.

 

 

Paulo Cesar de Souza e Silva (Conselheiro representante do Ministério da Economia)

 

Formado em Economia pela Universidade Mackenzie de Sao Paulo e com MBA na Lausanne, Suíça. Foi analista de projetos na Cia. Suzano de Papel e Celulose e diretor comercial na WestLB (Westdeutsche Landesbank). Há 22 anos, atua na Embraer SA, tendo ocupado os cargos de vice-presidente de Financiamento de Vendas e presidente e CEO da Aviação Comercial. Atualmente ocupa o cargo de presidente e CEO do Grupo Embraer SA.

 

Marco Antônio Mayer Foletto (Conselheiro independente)

 

Pós-graduação em Gestão de Negócios Globalizados pelo IBMEC/SP (2008). Pós-graduação em Gestão Empresarial pela UFRGS (2006). Graduado em Ciências Contábeis pela UFRGS (2001).  Experiência profissional construída, no Brasil, México, EUA e Índia, em empresas multinacionais dos segmentos de autopeças, aviação, máquinas e equipamentos, siderurgia e tecnologia, atuando em Auditoria Interna, Gestão de Riscos, Compliance, Controladoria e Finanças, atuando hoje em desenvolvimento de negócios com foco em inovação e tecnologia. Atualmente  ocupa os cargos de Conselheiro de Administração Independente no Banrisul e de Coordenador/Membro Independente do Comitê de Auditoria Estatutário da Corsan.

Exerceu as seguintes funções: Conselheiro Fiscal no INDG S.A. (Falconi Consultores de Resultados) de 2015 a 2017. Diretor Financeiro na Superbac Biotech (2016). Diretor de Auditoria na CSN (2015-2016). Diretor Financeiro na RSB Transmissions (2014-2015). Conselheiro de Administração (2012-2014) e Controller (2011-2014) na Gerdau Índia,  Diretor de Auditoria na TAM (2009-2010). Gerente Geral Corporativo de Auditoria Interna na Gerdau (2004-2009). Gerente Global de Compliance - Holanda e México (2003-2004) e Gerente Sênior de Finanças, Logística e Compras (2002-2003) na York International. Controller de Custos na Dell (1999-2002). Controller na Iochpe-Maxion (1992-1998).

 

Rawflin Praia Bezerra (Conselheiro independente)

 

Formado em Engenharia Civil e Economia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), concluiu especialização em Engenharia de Equipamentos pelo CenSud /UFRJ e em Gestão da Qualidade e Produtividade pela UFRGS/Fucapi. Adicionalmente possui mestrado em Management of Technology pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos.

Ingressou na Petrobras em 1986 como engenheiro de Equipamentos, tendo assumido funções de chefe de Setor de Manutenção, chefe de Setor de Inspeção de Equipamentos e chefe de Divisão de Engenharia, quando atuou no desenvolvimento do projeto de aproveitamento do gás de Urucu (AM). Após o mestrado, retornou ao país para juntar-se ao time da McKinsey & Co, trabalhando em consultoria estratégica para o setor de Oil&Gas, entre outros. Trabalhou nas empresas SAP, Oracle e Software AG, sempre focando nas iniciativas tecnológicas e desenvolvimento de estudos de caso para os setores de Oil&Gas e Energia Eletrica. Possui experiência com empreendedorismo corporativo tendo inclusive gerido start-up de tecnologia. É sócio em empresa de consultoria educacional internacional para crescimento profissional, na qual também se dedica a projetos de inovação tecnológica.

 

 

Conselho Fiscal (CF)

Regimento interno do CF da Transpetro

Eduardo Damazio da Silva Rezende (Conselheiro)

 

Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Gama Filho. Possui MBA em Gestão Contábil pela FIPECAFI-USP e pós-graduação Latu Sensu em Formação de Docentes para o Ensino Superior pela Universidade Gama Filho. Possui grande experiência profissional na Petrobras e em sociedades do grupo, onde ocupa e/ou ocupou os seguintes cargos: Gerente Executivo Administrativo Financeiro da empresa Petros (Fundação Petrobras de Seguridade Social); Gerente Setorial de Contabilidade para empresas do Abastecimento e Biocombustíveis, na Petrobras; Gerente Setorial para as empresas de Biocombustíveis, na Petrobras; Coordenador dos Processos Contábeis dos Negócios de Biocombustíveis, na Petrobras; e Coordenador das Atividades do Custeio da Produção, na Petrobras. Atuou como Conselheiro Fiscal nas seguintes empresas: Petrobras Transporte S/A – Transpetro, Petrobras Distribuidora S/A – BR e Guarani S/A. Possui, inclusive, experiência profissional fora do grupo Petrobras, onde atuou como: Analista Contábil Sênior, na empresa Tele Norte Leste S.A. (Telemar, atual Oi), de maio/2001 a janeiro/2003; e Analista Contábil Pleno, na empresa Sony Music, de julho/1997 a maio/2001.

 

Reynaldo Lopes Carvalho Sobrinho (Conselheiro)

 

Formado em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  Possui grande experiência profissional na Petrobras e em sociedades do grupo, onde ocupa e/ou ocupou os seguintes cargos: Gerente Executivo de Finanças, na BR Distribuidora; Gerente Financeiro, na Petrobras Biocombustível; Gerente Financeiro, na Refinaria Alberto Pasqualine (REFAP); Coordenador do Financeiro Corporativo na área de Refino e Petroquímica, na Petrobras.

 

Gildenora Batista Dantas Milhomem (Conselheira e representante do Ministério da Economia)

Auditora Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, contadora, com especialização em Administração Pública pela Ebape/FGV, atualmente exerce o cargo de subsecretária de Contabilidade Pública da STN/MF, atua como coordenadora Operacional do Grupo Assessor das Normas Brasileiras de  Contabilidade Técnicas para o Setor Público (GA NBC TSP) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC); preside o Conselho de Administração da Fundação Assefaz; atua como membro-representante do Tesouro Nacional no Conselho Fiscal da Transpetro.

Já exerceu vários cargos dentro da administração pública federal, dentre eles: secretária geral de Administração da Advocacia-Geral da União; superintendente de Administração e Finanças da Agência Nacional de Aviação Civil; diretora de Gestão Estratégica do Ministério do Turismo; subsecretária de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério da Fazenda; presidiu ainda o Conselho de Administração da Casa da Moeda do Brasil (CMB) e da Empresa Gestora de Ativos (Emgea); foi membro do Conselho Diretor do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e membro do Conselho Fiscal da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A - Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA).

 

Suplentes

 

José Antônio de Souza Meireles

 

Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Caiu. Bacharel em Direito pela Faculdade Integrada da Bahia (FIB). Pós-graduado em Contabilidade Gerencial com Ênfase em Controladoria, pela Universidade Federal da Bahia. Possui MBA em Regulação do Petróleo e Gás Natural, pela Fundação Cefet. Mestre em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (Escola de Direito de São Paulo – FGV/SP). Possui, inclusive, curso de extensão em Contabilidade Avançada, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; e extensão em Gestão Tributária, pela Fundação Visconde de Caiu. Possui grande experiência profissional na Petrobras onde ocupa e/ou ocupou os seguintes cargos: Gerente Tributário de Relacionamento Externo Regiões Norte e Nordeste; Gerente Tributário de Relacionamento Externo Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; Gerente Setorial de Execução Tributária Estadual; Gerente Setorial de Orientação para Exploração e Produção, Serviços e Divulgação de Legislação Tributária; e Consultor de Negócios. Exerceu os cargos de conselheiro fiscal nas seguintes empresas do grupo Petrobras: Petrobras Negócios Eletrônicos – e-Petrobras; Ibiritermo S/A; Bioóleo Industrial e Comercial Ltda; Breitener Energética S/A, Companhia Paranaense de Gás (Compagas). Atuou nas seguintes empresas antes de trabalhar na Petrobras: Consultor Tributário, na FVC Consultoria e Serviços; Professor Universitário, no Instituto Baiano de Ensino Superior; e Supervisor, na Fiducial Consultoria e Serviços Ltda.

 

Carlos Eduardo Calvão Brust

 

 

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes. Possui MBA em Gestão em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ). Possui grande experiência profissional na Petrobras e em empresas do grupo onde ocupa e/ou ocupou os seguintes cargos: Gerente de Gestão Contábil, na Petrobras; Gerente Financeiro (e Diretor Presidente por um período de 12 meses), na Petrobras Bolívia S/A; Coordenador, na Petrobras; Administrador Pleno da Contabilidade, na Petrobras. Foi Diretor da Petrobras Bolívia S/A e Diretor Suplente da Transierra S/A. Atuou nas seguintes empresas antes de trabalhar na Petrobras: Consultor, na Unione S/A; e Analista de Planejamento Pleno, na L´Oreal S/A.

 

 

 

Comitê de Auditoria Estatutário (CAE)

Regimento Interno do CAE da Transpetro

Marco Antônio Mayer Foletto (Presidente do Cae, Especialista Financeiro e conselheiro independente)
Gerson Luiz Gonçalves (membro)
Edson Soares Ferreira (membro)

Comitê Estratégico e Financeiro (Coestfin)

Regimento Interno do Coestfin da Transpetro

Guilherme José Macedo Pinheiro de Lima (Presidente do Coestfin e conselheiro)
Cláudio Rogério Linassi Mastella (membro)
Carlos Henrique Vieira Cândido da Silva (membro) 

----

O presidente e os diretores atuam na Sede da companhia, situada na Avenida Presidente Vargas, 328, Centro do Rio de Janeiro, e atendem pelo telefone (21) 3211-9000. Os endereços e e-mails não são divulgados para possibilitar que as manifestações sejam centralizadas nos canais oficiais da Ouvidoria-Geral, possibilitando a isenção e seu melhor tratamento, conforme artigo 5o § 1o. do Decreto 7724/2012.