logo

Precursora da Petrobras e da Transpetro, Fronape completa 71 anos

 

A Frota Nacional de Petroleiros (Fronape) completou no fim de semana 71 anos de relevantes serviços prestados ao país. Fundada em 25 de abril de 1950, a Fronape está na origem da Petrobras, criada três anos depois (1953), e da Transpetro, que incorporou as embarcações e a estrutura administrativa da frota em 1998.  

A história da Fronape começou a ser escrita em março de 1949, quando a Lei 650, sancionada pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra, concedeu ao Conselho Nacional do Petróleo (CNP) recursos para criação de uma frota brasileira de petroleiros. O país precisava de navios para importar gasolina, óleo diesel, óleo combustível e querosene.    

O DNA pioneiro da Fronape se manteve vivo ao longo de toda a nossa história. Fomos a primeira frota petroleira do mundo a obter o certificado ambiental ISO 14001, que reconheceu o nível de segurança e excelência de nossas operações, e uma das primeiras a ser certificada pelo ISM Code.  

Em 2020, o Brasil se tornou o primeiro país da América do Sul a fazer parte do seleto grupo de nações a possuir simuladores de navegação aprovados por uma sociedade classificadora internacionalmente reconhecida. A norueguesa Det Norske Veritas (DNV-GL), certificadora de navios e plataformas de petróleo e credenciada pela autoridade marítima brasileira, concedeu a classificação A (a de maior nível) ao nosso Simulador Marítimo e Hidroviário (SMH).  

Alcançamos também em 2020 nosso melhor resultado na série histórica da Taxa de Acidentados Registráveis (TAR), nosso principal índice de segurança. Também apresentamos um Índice de Disponibilidade Operacional (IDO) de 97,5%, o que atesta a eficiência operacional de nossa frota. Em todo o segundo semestre do ano passado e em 2021 estamos mantendo nossos patamares de eficiência, com o IDO superior a 99%.

Saiba mais sobre a história da Fronape