Conselho de Administração

O Conselho de Administração é um órgão colegiado de orientação e direção superior da Transpetro, responsável pela fixação da orientação geral dos negócios da companhia, conforme atribuições previstas no Estatuto Social.

Conselho de Administração (CA)

Regimento interno do CA da Transpetro

William França (presidente)

Formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Possui MBA em Gestão Empresarial (Coppead/UFRJ) e formação em Gestão Estratégica e Cadeia de Valor (Insead/França). Iniciou sua carreira na Petrobras como engenheiro de processamento, em 1988, na Refinaria Duque de Caxias/RJ (Reduc). Sua experiência profissional inclui atuações como gerente de ativo da Refinaria Guillermo Bell/Bolívia e gerente geral das refinarias: RPBC/Cubatão-SP; REGAP/Betim-MG; RLAM/Mataripe-BA; e REDUC/Duque de Caxias–RJ. Foi também gerente executivo e diretor da Transpetro e da Transpetro Internacional. Em março de 2023, assumiu a Diretoria Executiva de Refino de Gás Natural da Petrobras e, desde junho/2023, é o Diretor Executivo de Processos Industriais e Produtos desta Companhia.

William Vella Nozaki (conselheiro)

formado em ciências sociais (FFLCH/USP), mestre e doutorando em desenvolvimento econômico (IE/Unicamp), com ênfase na área de padrões e estratégias de desenvolvimento da indústria de petróleo. Tem larga experiência na docência e pesquisa de ensino superior, foi professor de economia, ciência política e políticas públicas em diversas instituições, como Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), dentre outras. Também atuou como pesquisador convidado do IPEA e como diretor técnico do Instituto de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (Ineep), onde conduziu pesquisas comparadas sobre geoeconomia da energia, transição energética, política de preços dos combustíveis e estratégias nacionais e empresariais de investimentos em óleo, gás e indústria naval. Possui vasta experiência na área de formulação e análise de políticas públicas, com ênfase nas áreas de energia e de defesa, foi coordenador-executivo do GT de Minas e Energia e dos Grupos Técnicos da Transição Governamental 2022/2023. Organizou e publicou diversos livros e artigos sobre a geopolítica da energia e sobre a indústria de petróleo e gás, dentre eles: “Energia e petrolíferas globais”; “Geopolítica, estratégia e petróleo”; “Desinvestimento e desregulação na indústria de petróleo”; “Economia política dos hidrocarbonetos”; “Guerra, energia e o novo mapa do poder global”. É assessor especial da presidência do BNDES e secretário-executivo da Comissão Mista BNDES-Petrobras. Pelos estudos e pesquisas em economia do mar e offshore e pela divulgação do pensamento marítimo foi agraciado com a Medalha Amigo da Marinha do Brasil.

Maria Isabel de Faria Perez (conselheira)

Pós-graduada em Gestão de Negócios de Exploração e Produção de Petróleo e Gás pelo Instituto Brasileiro de Petróleo - IBP (2011), possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj (2005), certificação Business Acument for the Energy Executive pela McCombs School of Business University (University of Texas)  (2014), extensão em Compliance e Anticorrupção para o Setor de Energia pelo IBP (2015) e em Arbitragem Comercial Nacional e Internacional pelo Ibmec (2008). Sua experiência profissional se iniciou como advogada no escritório Pinheiro Neto Advogados; em 2006, ingressou na Petrobras, tendo ocupado funções gerenciais no Jurídico da companhia, com destaque para a liderança do Jurídico de Exploração e Produção. Atualmente, é gerente geral na área de Integração de Negócios e Participações da Petrobras, responsável pela carteira de participações societárias nos segmentos de Refino, Gás Natural e Energia.

Marcus Benício Foltz Cavalcanti (conselheiro)

Bacharel em Engenharia Mecânica, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, funcionário de carreira, gestor público concursado, ingressou na vida pública em 1979. Assumiu, em janeiro de 2023, o cargo de Secretário Especial para o Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República – SEPPI/CC/PR. Foi Secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) no período de 2014 a 2022. Foi Superintendente de Transportes no estado da Bahia e atuou como Diretor-Geral em diversos órgãos de Infraestrutura. Durante sua jornada, desempenhou atividades em órgãos da administração pública do Estado da Bahia, integrando vários conselhos e ocupando cargos de gerência.

Felipe Homero Pontes (conselheiro representante dos empregados)

Técnico em operação e produção de petróleo e gás pelo Senai – Campos dos Goytacazes; Bacharel em Engenharia Química pela Faculdades Integradas de Aracruz – Faacz e MBA Investimento e Mercado Financeiro pela Fucape. Possui experiência profissional como técnico de operação pleno. Ingressou na Petrobras Transporte S.A (Transpetro) em 2006. Atuou na operação em área industrial de plantas de armazenamento e transferência de petróleo;  na operação em área industrial de plantas de armazenamento e transferência de GLP e C5+; no Comissionamento em startup de plantas industriais; no treinamento de formação de operadores; na Supervisão de Operações; foi diretor de Assuntos Jurídicos do Sindipetro-ES (2015 – 2020) e membro da Brigada da FUP (Federação Única dos Petroleiros) em Brasília (2017 – 2020).

Carolina Gabas Stuchi (conselheira indicada pela União)

Formada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP, 2001), com Doutorado em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP, 2008). Professora de Direito e Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC (UFABC, 2017), credenciada junto aos bacharelados em Ciência e Humanidades e em Políticas Públicas e ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas. 

Com mais de 20 anos de atuação no setor público, tem sólida experiência profissional e docente nas áreas de Direito Público e de Políticas Públicas, com atuação e diversas publicações nos temas referentes a Estado, Direito e Democracia; Instituições Judiciais e Judicialização de Políticas Públicas; Gênero e Política; Assistência Social; Habitação e Desenvolvimento Urbano.

Atualmente, ocupa o cargo de secretária adjunta da Secretaria do Patrimônio da União no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SPU/MGI. 2023). Exerceu o cargo de pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (UFABC, 2022-2023). Foi secretária-executiva do Conselho Nacional do Sesi (CN/SESI, 2015-2016). Integrou a carreira de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG, 2007-2017), tendo exercido os cargos de Diretora da Rede Socioassistencial Privada do Suas (MDS, 2011-2015), Chefe de Gabinete da Secretaria de Educação Superior no Ministério da Educação (MEC, 2008-2011), Coordenadora-Geral de Regulação do Suas no Ministério do Desenvolvimento Social (MDS, 2005-2008). Na Prefeitura de São Paulo, foi assessora jurídica da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sehab/PMSP, 2003-2004).

Carlos Eduardo Lessa Brandão (Conselheiro Independente)

Engenheiro civil (UFRJ), mestre em Planejamento Energético (Coppe/UFRJ) e doutor em História e Filosofia da Ciência (HCTE/UFRJ), com MBA executivo em Finanças (Ibmec). Atua em consultoria em governança e sustentabilidade e em educação executiva desde 2005. Apresenta 18 anos de experiência como executivo em construção pesada, TI, meios de pagamento, telecomunicações, comércio eletrônico e sistemas de informação geográfica. Atuou em desenvolvimento de negócios e M&A como CFO e diretor executivo de holdings (AG Telecom e Valepontocom) e de empresas do portfólio. Foi conselheiro de administração da Companhia de Distribuição de Gás do Rio de Janeiro (2016-18), Progen S/A (2016-18), Cemig (2017-18) e Multiner S/A (2018-21). É conselheiro consultivo da Construtora Santa Ângela Ltda. Nos temas ESG / Sustentabilidade, é membro do Standards Advisory Council do B Lab (EUA) e do Global Governance Committee da International Corporate Governance Network–ICGN. Foi membro dos conselhos do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa–IBGC, Instituto Ethos, Índice de Sustentabilidade Empresarial–ISE da B3, Fundo Ethical e do Conselho de Stakeholders da Global Reporting Initiative-GRI (Holanda). É administrador de recursos de terceiros autorizado pela CVM e conselheiro de administração certificado pelo IBGC (CCA+).