logo

Colaboramos na limpeza de praias contaminadas por óleo de origem desconhecida

Respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente motiva a atuação de nossas equipes na força-tarefa mobilizada para limpeza das praias atingidas por óleo no Nordeste. Nove dos nossos terminais e Centros de Resposta a Emergência (CRE) dão apoio material e humano às operações, fornecendo equipamentos e disponibilizando equipes médicas para atendimento de campo em São Luís (MA).
 
Em Sergipe, um dos estados mais afetados, nossas equipes percorreram cerca de 25 quilômetros, juntamente com profissionais da Petrobras, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Marinha do Brasil, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e de órgãos ambientais estadual e municipal.
 
Fornecemos, juntamente com a Petrobras, EPIs, sacolas para colocação do material recolhido (conhecidos como "big bags"), lona de proteção e pás. Nas praias de Sergipe, já foram recolhidas mais de cem toneladas de resíduos. De todo esse material, cerca de 70% corresponde a petróleo, enquanto o restante é composto por areia que acaba ficando grudada.
 
Participamos também das ações com o Grupo Especial de Contingência (GEC), formado por profissionais especializados no atendimento a emergências e que estão coordenando os trabalhos das forças-tarefas nas praias do Nordeste. A operação, iniciada por solicitação do Ibama, com a ativação do Plano Nacional de Contingência, tem Comando Unificado coordenado pela Marinha do Brasil.