logo

Transpetro beneficia mais três comunidades do entorno de suas faixas de dutos

A Transpetro reafirmou nesta sexta-feira (15/03) seu compromisso social com as comunidades do entorno das regiões em que atua. Os moradores do Jardim Aliança, em Osasco (SP), e do Jardim Hollywood, em São Bernardo do Campo (SP), foram beneficiados com hortas comunitárias inclusivas, enquanto o Jardim Itápolis, no bairro paulistano de São Mateus, recebeu uma área de lazer ao ar livre, projetada para proporcionar momentos de recreação e convivência social.

As iniciativas têm como objetivo promover o desenvolvimento das comunidades, compostas, em sua maioria, por pessoas em situação de vulnerabilidade social. O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, reforçou a importância dessas ações, voltadas à indução do crescimento econômico sustentável e solidário dessas populações: “A inauguração dessas hortas e da área de lazer é a representação da nova atuação da Transpetro. Estamos retomando nosso protagonismo como empresa estatal. Isso significa que estamos atentos às necessidades da sociedade e das pessoas que moram no entorno das nossas operações. Só aqui em São Paulo, nas hortas construídas pela companhia, mais de 50 mil pessoas foram beneficiadas direta e indiretamente”, disse.

As hortas comunitárias de Jardim Aliança e Jardim Hollywood fazem parte do Programa Faixa Produtiva da Transpetro, implantado no estado de São Paulo, e que já beneficiou 340 pessoas diretamente e mais de 50 mil, indiretamente, das 106 comunidades em que foi instalado. Adaptadas para pessoas com deficiência, as áreas contam com canteiros suspensos para facilitar o acesso e possibilitar a participação de todos, incluindo aqueles com mobilidade reduzida.

O plantio regenera as áreas degradadas, criando espaços produtivos e sustentáveis com a produção de alimentos e a promoção da segurança alimentar. Além de garantir acesso a produtos de qualidade aos moradores, a iniciativa impacta economicamente os agricultores urbanos que participam do projeto, e promove atividades educativas nas escolas.

Já a área de lazer no Jardim Itápolis integra o Programa Faixa da Gente, que tem como objetivo revitalizar trechos da faixa de dutos, melhorando a qualidade de vida dos moradores e garantindo o uso ordenado e seguro dos espaços em comunidades com grande adensamento urbano e carência social. O programa conta com 16 projetos instalados que beneficiam direta e indiretamente cerca de 25 mil pessoas. A iniciativa promove um ambiente de convivência social e de transformação socioambiental, contribuindo para o fortalecimento dos laços comunitários e para a promoção de um ambiente saudável e harmonioso.

Inclusão e benefício social

No Jardim Aliança, a horta comunitária, desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Osasco, beneficiará indiretamente 480 famílias na comunidade localizada próxima ao trecho da faixa de dutos entre o Terminal de Barueri e o Terminal de São Caetano do Sul. Para implantar a horta inclusiva, foram realizadas melhorias no terreno, com construção de canteiros adaptados e passeio de concreto que dão acesso ao local.

A horta no Jardim Hollywood foi implantada em parceria com a ONG Politeuo e o Centro Especializado em Reabilitação (CER). O projeto beneficiará as pessoas atendidas por essas instituições por meio das atividades de hortoterapia, promovendo a saúde e o bem-estar aos usuários do serviço. Indiretamente, serão favorecidas pela iniciativa 84 famílias residentes na comunidade circunvizinha ao trecho da faixa de dutos que liga a Estação de São Bernardo do Campo 2 ao Terminal de São Caetano do Sul.

A área de lazer do Jardim Itápolis atenderá a comunidade próxima ao trecho da faixa de dutos localizada entre a divisa de Santo André com São Paulo e o Terminal de Guarulhos, com um espaço para atividades recreativas e de convivência, alcançando aproximadamente 750 famílias.

Além do presidente Sérgio Bacci, participaram das solenidades autoridades locais, representantes de instituições parceiras, lideranças comunitárias, integrantes das comunidades e representantes da força de trabalho da companhia.